Associação Portuguesa para a Qualidade
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Prefácio


A qualidade inicia-se pela identificação das necessidades dos clientes (interface da organização com o mercado), seguindo-se-lhe, o que podemos chamar de expressão funcional da necessidade (o que o produto/serviço deve fazer); Esta constitui a entrada para os gabinetes de desenvolvimento, cuja função podemos resumir à procura da melhor solução técnica para a necessidade identificada. Um dos resultados destas atividades é, normalmente, a especificação técnica do produto/serviço, bem como as especificações dos meios de produção/prestação do serviço. A fabricação/prestação do serviço terá de conseguir obter a qualidade especificada. Durante e após esta fase ocorrem atividades de verificação interna (usualmente chamadas de Controlo da Qualidade) e avaliação externa (auscultação direta do grau de satisfação dos clientes). Estas atividades dão origem a medidas corretivas e preventivas nos produtos/serviços e processos. O ciclo descrito reinicia-se com a identificação de novas necessidades dos clientes, e/ou novas oportunidades, o que podemos associar ao ciclo da inovação. As profundas transformações tecnológicas e a globalização, colocam as atividades-chave para satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes, e consequentemente a competitividade, cada vez mais nas fases anteriores ao fabrico do produto/prestação do serviço e principalmente na interface da organização com o mercado, onde, pelas técnicas e metodologias mais adequadas, se terá de identificar o que os clientes pretendem, como percecionam a qualidade, e quais as funcionalidades que os produtos/serviços devem possuir, bem como o preço que estão dispostos a pagar. Assim, a qualidade não está apenas, nem fundamentalmente no fabrico/ prestação de serviço, mas cada vez mais no interface da organização com os seus clientes. Esta é a perspetiva essencial da Gestão da Qualidade. A inovação surge neste quadro como uma componente relevante e crítica do sucesso organizacional, pelo que se espera que os recursos afetos tenham de ser reforçados. Por outro lado, a qualidade dos produtos/serviços não é independente das soluções organizativas e dos modelos de gestão, no que poderíamos chamar de qualidade da organização, entendida como a sua aptidão para inovar, transpondo as necessidades dos clientes para características dos produtos e meios adequados de realização. As soluções organizativas e os modelos de gestão constituem as melhores armas de defesa contra um mundo intrinsecamente incerto e mesmo perigoso, desafio que obriga a adaptações mais drásticas e frequentes que no passado. A gestão das organizações está mais complexa, tendo conjunto mais amplo de variáveis a controlar e necessitando de obter níveis elevados de desempenho. O Modelo de Excelência da EFQM tem mostrado resultados notáveis em muitas organizações portuguesas e europeias. O Manual que aqui se apresenta constitui uma primeira porta de entrada para a PME´s que ambicionem desempenhos elevados no mercado global, apresentando um conjunto de técnicas e métodos essenciais para a inovação e a excelência organizacional, focadas na inovação de produtos e melhoria dos processos. As técnicas e métodos estão alinhados com os critérios do Modelo de Excelência da EFQM, embora sejam descritos de forma sucinta, dado que se destinam a apoiar as intervenções nas empresas, e o Manual a ser impresso. No Site “Excelência e Inovação”, cada uma destas técnicas será desenvolvida, a par de outras técnicas mais avançadas, permitindo que cada organização faça o caminho mais adequado às suas prioridades e recursos. "António Ramos Pires"


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PROJETO
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Efetuar Triagem


CRITÉRIOS DA 1ª TRIAGEM


TEMAS POR ÁREA DE CONHECIMENTO

Efetuar Caracterização

Efetuar Avaliação


Efeito no Sistema de Gestão da Qualidade


Efeito no Sistema de Gestão da Inovação


Efeito na Redução de Custos


Aumento de Produtividade

Efetuar Avaliação


Avaliação Estratégica


Avaliação Financeira


Avaliação Tecnológica


Avaliação Operacional

Validação da Ideia

Adicionar Entidade

Histórico

Histórico

Histórico

Followups

Adicionar
Data Conteudo Data Próximo Ações

Followup

Ação

Insira aqui o motivo da Ação
Insira aqui a descrição da Ação
Insira aqui os recursos da Ação

Ação

Insira aqui o motivo da Ação
Insira aqui a descrição da Ação
Insira aqui os recursos da Ação

Acompanhar da Ação

Registo de Eficácia

Obriga a inserção de Ação(ões) de Correção.

Ocorrência

Insira aqui todos os detalhes relativos à ocorrência.

Caracterização de Ocorrência

Validação da Ocorrência

CLASSIFICAÇÃO DA OCORRÊNCIA

Análise de Causas

INFORMAÇÃO GERAL
ANÁLISE DE CAUSAS

Conhecimento

Noticia

Anexos

Ficheiros

Titulo Unidade de Conhecimento Data Descrição Ficheiro Ações

Vigilância

Histórico

Vigilância

Data Novos Produtos Avanço no Estado da Arte Conhecimento Organizacional Entrada em Novos Mercados Total

Vigilância

Total: 0

Documento

Aprovação de Documento

Transferir Documento

Registo

Quick-Check

AUTO-AVALIAÇÃO


INPUT

Histórico

Matriz de Excelência do Negócio

Matriz de Excelência do Negócio


INPUT

Histórico

Radar por Resultados

CRITÉRIO


RESULTADOS

Mapa de Meios

Mapa de Meios


INPUT

Quick-Check

AUTO-AVALIAÇÃO


INPUT

Histórico

Matriz de Excelência do Negócio

Matriz de Excelência do Negócio


INPUT

Histórico

Radar por Resultados

CRITÉRIO


RESULTADOS

Mapa de Meios

Mapa de Meios


INPUT

Projeto de Melhoria

Descreva o projeto e por que ele é necessário
Descreva:
1. Como é que vai ser implementado
2. Onde será implementado
3. Quem está envolvido na implementação
Quais as medidas que você irá usar para garantir a melhoria:
1. Está totalmente implementado?
2. Teve o impacto desejado?
Descreva como vai:
1. Monitorizar e registar o progresso em relação ao plano
2. Identificar e registar os pontos de aprendizagem
3. Monitorizar o progresso relativamente às medidas listadas na caixa "Resultado"

Acompanhamento do Projeto

Fase Sumário Estado Data Prevista Data de Conclusão Ações

Acompanhamento do Projeto

Projeto de Melhoria

Descreva o projeto e por que ele é necessário
Descreva:
1. Como é que vai ser implementado
2. Onde será implementado
3. Quem está envolvido na implementação
Quais as medidas que você irá usar para garantir a melhoria:
1. Está totalmente implementado?
2. Teve o impacto desejado?
Descreva como vai:
1. Monitorizar e registar o progresso em relação ao plano
2. Identificar e registar os pontos de aprendizagem
3. Monitorizar o progresso relativamente às medidas listadas na caixa "Resultado"

Acompanhamento do Projeto

Fase Sumário Estado Data Prevista Data de Conclusão Ações

Acompanhamento do Projeto

Candidatura Recognized

Candidatura Recognized

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